quinta-feira, agosto 30, 2018

Rastreamento de Dinheiro no Brasil

Uma ideia que me surgiu a algum tempo atrás, porém não exposto ao público, foi a de aprimorar o sistema de rastreamento das notas que circulam pelo país. Atualmente o único meio conhecido é através do número de série.
Esta técnica porém, é pouco eficiente.

Cédula com serial AA06751782.

O rastreamento atual das notas que circulam pelo Brasil, até onde tenho conhecimento, é nulo, ou seja, não existe uma verificação com base no serial, onde e quando determinada cédula passa.

Um sistema de rastreamento de cédulas não só seria viável, como recomendado, dado o número de notas falas que circulam no país. Com o rastreamento, todos só tem a ganhar.

A seguinte situação hipotética seria possível:
A cada manipulação na máquina de contar dinheiro nos caixas das instituições bancárias, o sistema de coleta de dados para rastreamento entra em operação. Em tempo real, a coleta registra o valor da cédula, serial, dia, hora e localização geográfica. Estes dados são então enviados para um servidor no Banco Central, que uma vez feito o cruzamento dos dados, verifica se existe alguma incompatibilidade entre as cédulas, tal como  por exemplo, duas cédulas de mesmo valor e número de série, estarem presentes em locais diferentes do país no mesmo intervalo de tempo ou próximos a estes.

Outra verificação poderia ser o número de vezes que determinada cédula aparece em determinada região, detectando assim possíveis números de série repetidos e portanto cédulas falsas.
No mesmo sistema seria possível o usuário verificar onde determinada nota passou com base no serial. Caso este tenha mantido a nota consigo naquele mesmo período, significa possivelmente uma vitima de golpe.

Com o amplo uso de matriz de dados, o único empecilho seria a leitura em grandes velocidades.
QRCode com o mesmo serial AA06751782.



Nenhum comentário:

del.icio.us