quinta-feira, março 04, 2010

Pilhas Falsificadas

Também já fui uma vítima de pilhas falsificadas. Desta vez foi de pilhas recarregáveis da marca Elgin que eu pretendia utilizar em uma câmera digital. Atenção na hora da compra ajuda a evitar este tipo de problema. Algumas dicas encontrei em uma página da Sony específica sobre o assunto, que em resumo diz:
  • Fique atento para o acabamento do produto. Em geral é possível identificar falhas grosseiras. Procure se informar sobre pontos de identificação de produto original (selo holográfico, bordas especiais, etc), se possível, nas paginas do fabricante.
  • Não existe pilhas com altíssima capacidade. Este por sinal é o chamariz das pilhas falsificadas ou de baixa qualidade. Em uma busca simples no Mercado Livre, observei a venda pilhas de até 4500 mAh! quando normalmente existem originais até 2500 a 2700mAh (caso da Sony por exemplo).
As citadas pilhas, logo na primeira carga, apresentaram o defeito de nem mesmo iniciar o carregamento. Ao inserir no carregador portátil da Sony (original), este já indicou o sinal de pilhas com problemas, ou seja, led's (luzes) piscando de maneira intermitente.

Segue algumas imagens que tirei do produto (comentadas):

Aparentemente a embalagem indica ser de um produto de qualidade.

O verso da embalagem.


Observar a capacidade de 3600mAh.


Logotipo Elgin estampado na pilha


Primeiro sinal de falsificação: falta de qualidade no acabamento.


O verso também com falta de acabamento.

Segundo a página da Sony comentada, a falsificação também se extende a “Memory Stick” (cartões de memória). Vale a pena também citar que algumas falsificações até funcionam por um tempo, mas não com a carga prometida (mAh) ou a quantidade de ciclos prometido (quantidades de recargas : em geral acima de 1000 ciclos em originais).

Nenhum comentário:

del.icio.us