sábado, maio 19, 2007

Cuidado ao Assinar uma Procuração na Venda do teu Carro

Isso mesmo! Hoje é uma prática muito comum entre as revendedoras de carro, dentre estes as concessionárias, que ao você comprar um carro de maior valor (novo por exemplo) e entregar o teu de menor valor, é solicitado que você assine uma procuração em nome de alguém que represente a pessoa jurídica que esta fazendo a transação naquele momento. Até ai tudo certo e sem problema algum.

O objetivo desta prática é que seja mais fácil para o garagista, concessionária, etc repassar para outra pessoa o teu carro usado (dado como parte do pagamento do novo), evitando tempo e custos de papelada no Ciretran entre a passagem de mãos de uma para outra pessoa.

Não custa lembrar: cuidado ao assinar uma procuração na venda do teu carro em nome de alguém destas revendas, pois alguns (neste processo que pode envolver não somente a concessionária) tendem a não fazer o COMUNICADO DE VENDA do veículo quando já vendido para outra pessoa (terceiros).

Perigo: O carro ainda esta no teu nome e consequentemente, qualquer ato ilícito como multa de trânsito ou atropelamento, você será o responsável sem nem mesmo estar mais com o veículo.
Tem acontecido de meses depois de vendido, alguns serem surpreendidos com multas enviadas a suas residência, isso no melhor dos casos. Imagine a surpresa ser indiciado (de graça) por atropelamento e fugir do local do crime?
Até provar que não era mais você o condutor do veículo, lá foi muita dor de cabeça.

Fique atento se repassaram oficialmente as responsabilidades para o novo dono.
Isso pode ser facilmente verificado nos sites do Detran regionais, em geral de posse da placa e RENAVAM do teu carro anterior.

Caso ainda não o tenham feito, fique atento e evite problemas maiores para o futuro!

Nenhum comentário:

del.icio.us