domingo, abril 15, 2012

UMTS e as 17 faixas

Ao observar as especificações de um celular, notei por exemplo que as frequências de rede UMTS estão passando o mesmo problema que tínhamos com as de GSM a um tempo atrás. Isso significa que o teu acesso 3G em um lugar no mundo pode não funcionar em outro. Para os viajantes internacionais isso pode ser um problema.

Até pouco tempo atrás quem não possuía um celular quadri-band e viajava muito, era um problema. As frequências de operação do GSM no mundo estão restritas a 850, 900, 1800 e 1900 MHz. Os celulares que funcionam nestas frequências tem possibilidade de acesso em qualquer rede GSM no mundo. Ideal para aqueles que frequentemente viajam pelo mundo ou mesmo aqueles que querem trazer um celular de outra parte do globo para seu pais de origem (viajante eventual).

O problema atual da compra de um produto 3G com base no UMTS esta nas várias especificações possíveis da rede. Veja um exemplo: o celular que observei foi o Samsung Ch@t 527 (nome oficial do modelo: GT-S5270L) que trabalha nas frequências UMTS 850 / 2100 MHz.
Imagem capturada de parte da tela com as especificações;

Para ter uma ideia da dificuldade de cobrir todas as bandas possíveis em um único aparelho, veja o link do Wikipedia a respeito, no tópico UMTS frequency bands [1]. São 17 bandas que variam de região para região ao redor do globo.

Conclusão: Se você faz uso da tecnologia 3G, ao comprar um celular em um local, pensando em usar em outro(s), leve em conta esta característica, pois as especificações de interoperabilidade podem ser diferentes. 

Referencias
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/UMTS_frequency_bands Acesso em 15/04/2012 as 09h36 [GMT +04h00]

Nenhum comentário:

del.icio.us